Letramento matemático
Aprendendo matemática com jogos
Os jogos são ferramentas para o ensino da Matemática, capazes de oferecer aos estudantes inúmeros benefícios, destacando-se: motivação, capacidade de abstração, companheirismo, estimulação do raciocínio lógico, melhora na concentração e auxílio a cálculos matemáticos. Piaget (1989, p. 5) pontua que jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Os jogos exercem um papel importante na construção de conceitos matemáticos por se constituírem em desafios aos alunos. Por colocar as crianças constantemente diante de situações- problemas, os jogos favorecem as (re)elaborações pessoais a partir de seus conhecimentos prévios. Na solução dos problemas apresentados pelos jogos, os alunos levantam hipóteses, testam a sua validade, modificam seus esquemas de conhecimento e avançam cognitivamente. (STAREPRAVO, 2009, p.20)
O jogo reduz a consequência dos erros e dos fracassos do jogador, permitindo que ele desenvolva iniciativa, autoconfiança e autonomia.
(SMOLE, 2007, p.10).
Jogos digitais para aprender matemática
Os estudantes do 6º ano B tiveram de colocar em cena as próprias estratégias de resolução de cálculo para explorar os jogos.
Uso de gamificação
Sites:
www.rachacuca.com.br.
Jogos: Aritmética/Calculando
- Site: www.escolagames.com.br.
Jogo: Tabuada do Dino.
Aprendendo matemática
Atividades realizadas no material Aprender Sempre.
Letramento matemático
Aprendendo as operações
Agrupamento produtivo
Agrupamento produtivo em dupla foi usado para unir dois conhecimentos distintos na resolução de atividades matemáticas. Foi observado os diferentes níveis de conhecimento para formar esta dupla e garantir que os estudantes aprendam juntos.
Uso de Metologias Ativas
"O ambiente físico das salas de aula e da escola como um todo também precisa ser redesenhado dentro dessa concepção mais ativa, mais centrada no aluno. As salas de aula podem ser mais multifuncionais, que combinem facilmente atividades de grupo, de plenário e individuais. Os ambientes precisam estar conectados em redes sem fio, para o uso de tecnologias móveis, o que implica ter uma banda larga que suporte conexões simultâneas necessárias" (MORAN, 2015, p. 19).